01.08.24 | Segurança em RM | Matheus Telka Gonçalves | Tempo de leitura aproximado:
Acionamento do "Quench" Manual em sistemas GE Healthcare
Entenda as alternativas de acionamento do botão quench!
Para aqueles que não tiveram conhecimento até então, em 2014, tivemos um acidente muito sério dentro do ambiente da ressonância magnética (RM) em um hospital de Nova Deli, na Índia.
Figura 1. Imagem amplamente divulgada na internet sobre o momento do acidente no qual observa-se duas pessoas sendo prensadas por um cilindro de oxigência devido a atração ferromagnética pelo equipamento de ressonância magnética.
Dois profissionais ficaram fortemente prensados por um cilindro de oxigênio que foi atraído pelo campo magnético estático da RM. O técnico de RM solicitou a um porteiro que buscasse uma máscara de oxigênio, mas ele pensou que estava sendo solicitado um tanque inteiro de oxigênio e o levou para dentro da sala de exames. Ambos ficaram feridos. O porteiro teve o ombro fraturado e o técnico ficou ferido no abdome.
Mas esse caso expôs um segundo grande risco: Eles tentaram extinguir o campo magnético, pressionando o botão de “quench”. No entanto, o módulo eletrônico responsável por esse procedimento que faz com que o magneto perca o alto campo magnético estava desligado.
Somente com a chegada de um engenheiro da empresa fornecedora do equipamento foi possível abaixar o campo magnético por meio de um procedimento manual, liberando o cilindro de oxigênio que prensava os homens contra o magneto.
Após esse acidente e a falha do sistema de quench, o fabricante fez um recall mundial para orientar sobre a importância da utilização de uma peça e um procedimento para que, no caso de falha do módulo de quench, pudesse ser executado o procedimento sem a necessidade de um engenheiro treinado.
A peça em questão chama-se Ferramenta de Rompimento de Vácuo.
Figura 2. Ferramenta de Rompimento de Vácio para sistemas de RM GE Healthcare.
Este método de quench secundário só deve ser realizado após outros métodos aprovados de enfraquecimento serem tentados e na ocorrência de condições de ameaça à vida. A execução deste procedimento fará com que o magneto pare de funcionar por, pelo menos, um mês, podendo gerar lesão pessoal ou danos ao equipamento.
Lembrando que em situações onde não há ameaça imediata de morte, o procedimento correto para remoção de objetos presos no equipamento de RM é sempre entrar em contato com o representante do seu fabricante para procedimentos de enfraquecimento do campo magnetico não emergenciais.
NOTA
Esta ferramenta só deve ser utilizada em emergências e deve ser armazenada em um local seguro e de fácil acesso. O fabricante orienta que todos os operadores saibam onde está a ferramenta.
Figura 3. Painel de acionamento do quench em sistemas GE Healthcare com a peça de extinção manual apoiada como exemplo de uma posição de fácil acesso e visualização.
A seguir, trago algumas orientações da própria GE Healthcare sobre o modo correto da utilização desta ferramenta. O exemplo está para o equipamento Signa Voyager 1,5T, no entanto, as etapas são bastante semelhantes para outros modelos parecidos.
**********
Tutorial de como realizar este procedimento, segundo manual do Signa Voyager 1,5T da GE Healthcare:
Passo 1. Ligue para um representante de serviços qualificado, se possível;
Passo 2. Localize a ferramenta de rompimento de vácuo (figura 3);
Passo 3. Garanta que todos os sistemas de ventilação na sala estejam ligados e que a porta da sala do magneto de varredura esteja entreaberta;
Passo 4. Localize a cobertura de acesso da porta a vácuo na cobertura do magneto;
Figura 4. Localização do acesso a porta a vácuo na cobertura do magneto.
Passo 5. Remova a cobertura de acesso da porta de vácuo da cobertura do magneto para expor a porta do vácuo. Você deve ser capaz de remover a cobertura de acesso com seus dedos ou com uma ferramenta não-ferromagnética;
Passo 6. Remova a cobertura protetora contra poeira da porta de vácuo (tampa amarela);
Figura 5. Exemplo de uma cobertura de acesso removida e uma porta de vácuo exposta;
Figura 6. Proreção contra poeia removida.
Passo 7. Rosqueie o cabo da ferramenta de rompimento de vácuo no conector da porta a vácuo, girando-o no sentido horário.
Comentários:
- São necessárias pelo menos três voltas para garantir o encaixe da rosca;
- Se você não conseguir girar o cabo, ligue para o Representante da GE HealthCare para obter assistência adicional ou remova a cobertura do compartimento do sistema;
Figura 7. Ferramenta de rompimento de vácuo encaixada no plugue da porta de vácuo.
Passo 8. Levante o cabo da ferramenta de rompimento de vácuo até que ele esteja paralelo ao solo. Deixe o cabo nesta posição.
Figura 8. Ferramenta de rompimento de vácuo paralela ao chão.
• Haverá entrada de ar no magneto e haverá um quench em cerca de 30 segundos.
Fonte: [1] Manual Signa Voyager 1,5T (GE Healthcare).
**********
Vale reforçarmos que alguns cuidados importantes devem ser tomados durante um eventual e necessário acionamento do quench do equipamento de RM, seja devido a um risco a vida humana ou em casos extremos de um incêndio incontrolável que necessite a entrada de profissionais de combate ao incêndio dentro da sala de exames.
São eles:
- Antes de entrar na sala, verificar se não está portanto material metálico;
- Retirar pacientes da sala e outros colaboradores do setor;
- Certificar-se de que a sala de exames está com a porta aberta;
- Certificar-se de que outras portas e possiveis janelas do setor também estejam abertas;
- Ativar o sistema de exaustão forçada da sala de exames;
- Realizar o prodecimento de quench e em seguida o botão de parada elétrica;
- Sair da sala de exames e procurar local seguro, pois a tubulação quench do equipamento pode estar danificada com o tempo e se não tiver com a manutenção em dia, pode gerar risco de rompimento e danos em pessoas próximas.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Um agradecimento especial à GE Healthcare por disponibilizar todos os materiais de base deste artigo.
Caso seja de seu interesse aprender mais sobre as melhores práticas de segurança em RM, não deixe de realizar o Curso de Atualização em Segurança em RM do MRIONLINE.
Confira no link a seguir para obter mais informações
https://conteudo.mrionline.com.br/2024-jul-curso-de-atualizacao-em-seguranca-em-rm-2024
Até breve!
Físico Matheus Telka Gonçalves
Time do MRIONLINE